DOAÇÃO DE SANGUE CANINO

Algum dia seu cão necessitou de uma transfusão de sangue? Vários donos enfrentam esta situação diariamente juntamente com os médicos veterinários e, infelizmente, muitos cães acabam vindo a óbito devido ao baixo estoque de bolsas de sangue ou diante da dificuldade de encontrar um cão doador em tempo hábil em situação de emergência.

Cada dia aumenta mais a necessidade de transfusão sanguínea em cães por uma série de razões dentre elas cirurgias, acidentes, doenças infecciosas que causam anemias (principalmente Babesiose e Erliquiose que são as enfermidades transmitidas pelo carrapato), tumores, dentre outras.

Porém, a demanda é maior que a oferta, pois temos uma série de limitações em relação ao número restrito de doadores semelhante ao que ocorre na medicina humana.

A medicina transfusinonal que engloba a hemoterapia, ou seja, a terapia com componentes sanguíneos é uma especialidade muito recente na veterinária, porém praticada de forma não criteriosa há muitos anos, pois sempre houve a necessidade de transfusão de sangue em várias circunstâncias clínicas.

A transfusão de sangue é considerada a forma mais simples de um transplante sendo assim requer muitos cuidados durante todo o seu processamento e armazenamento afim de não piorar a condição clínica do paciente que o necessita.

Nos últimos anos, se intensificou os estudos nesta área a fim de disponibilizar os componentes sanguíneos de uma forma mais adequada através da implantação de bancos de sangue com controle de qualidade semelhante ao dos seres humanos, ou seja, com uma estocagem adequada, minimizando a transmissão de doenças infecciosas e reações adversas durante a transfusão sanguínea.

A doação de sangue é um procedimento seguro, isento de riscos desde que sejam obedecidos alguns critérios.

Os cães devem ser adultos saudáveis com idade de 1 a 8 anos, peso mínimo de 27 kg, dóceis, com vacinação e vermifugação atualizadas, controlados para pulgas e carrapatos.

SEU CÃO PODE SE TORNAR UM DOADOR E SALVAR VIDAS… NÃO EXISTE OUTRA FORMA DE OBTENÇÃO DESTE ELEMENTO ESSENCIAL E DECISIVO EM MUITAS SITUAÇÕES EMERGENCIAIS.

Se você tiver interesse que seu animal seja doador se sangue, entre em contato para maiores informações:

Hemovet – laboratório e centro de hemoterapia veterinária

F. (11) 2918-8050

www.hemovet.com.br

hemovet@hemovet.com.br

OBS: serviço de coleta a domicílio (acima de 5 cães doadores)

Artigo de autoria da Dra. Simone Gonçalves

MV responsável pelo serviço de hemoterapia do HEMOVET

CRMV-SP 10.141.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe aqui seu comentário